O Centro Cultural Banco do Brasil vai oferecer, a partir desta terça-feira (12), uma série de atividades de arte e recreação para crianças.
A programação de férias vai até fevereiro.
As atividades são diversificadas e tanto crianças quanto adultos podem participar.
O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Tel.: (21) 3808-2020
Confira a programação das atividades de arte e recreação do CCBB
Bisbilhoteca
Sábado e domingo - 15h
Fala mafalda!
A partir de tiras de histórias em quadrinhos, cada participante realizará uma história escolhendo um personagem para assumir sua perspectiva dentro da narrativa.
Poema zaúm
Como é inventar uma nova língua? A partir da experiência de vanguarda da linguagem zaúm, serão construídos poemas de outras naturezas.
O segredo dos livros
Jogo dinâmico para que o público descubra informações sobre o espaço da biblioteca do CCBB, a história dos livros, curiosidades de bibliotecas e coleções.
Em cantos e contos (para famílias)
Terça a sexta - 12h e 16h
Sábado e domingo - 11h e 16h
Zé macaco
Diversos contos tradicionais brasileiros em que o macaco usa a esperteza para se dar bem.
O menino que queria ser rei
Conta a trajetória de um menino que em busca de seu sonho desafia o poderoso fazendeiro a princesa e o espelho mágico.
As três perguntas do czar
Kunz é um conselheiro metido a esperto que tem que provar sua inteligência diante de três perguntas manhosas do czar.
O Bicho Manjaléu
Um jovem vai em busca de suas três irmãs conhece diversos lugares e uma linda princesa e salva um reino de um terrível monstro.
Uma menina chamada Frida
É contada a história da pintora mexicana Frida Kahlo, passando pelos momentos marcantes de sua vida e pela sua relação com a criação artística.
O teatro de sombras de Ofélia
Ofélia descobre, em um teatro, modos de se relacionar com as sombras que encontra pelo caminho e que, em seu teatro, ganham vida. Até o dia em que uma sombra inesperada aparece.
Em cantos e contos (para adultos)
Sábado e domingo - 18h
Projeto número
Baseado no conto a sensação de poder de Isaac Asimov, a história se passa em uma época onde os computadores são muito presente no mundo e os seres humanos têm com eles uma relação pouco crítica.
Rua de mão única
A partir do texto Marselha de Walter Benjamin, a contação trabalha a construção de um imaginário em que diversas cidades se instauram no tempo presente.
Mundo animal
Três contos argentinos sobre a condição humana.
Contos Tchékhov
Alguns contos do autor russo Anton Tchékhov
Laboratório de ações criativas
Terça a sexta - 11h, 13h, 14h, 18h e 19h
Sábado e domingo - 11h, 12h, 13h, 14h, 18h e 19h
Brasileirinhos
Serão criadas composições com objetos dentro de uma moldura, a partir das descrições de pinturas de artistas brasileiros.
Dimensionando espaços
Cada participante transforma uma forma geométrica plana, através de cortes e dobras, em uma estrutura ridimensional. Em seguida, a partir de palavras abstratas, cores são inseridas.
Casa cabeça
Será feita uma analogia entre as figuras da casa - associada a aconchego, abrigo, refúgio - e da cabeça - a "casa interior". A partir daí, será composta a "casa interior" de personalidades diferentes.
Utopia
O grupo parte de manifestações populares nacionais para elaborar projetos arquitetônicos que carreguem na sua constituição um tratamento simbólico para representar os movimentos que marcaram a história do Brasil.
O viajante
Uma experiência sobre o lugar do viajante-explorador, os quais, através de seus relatos, divulgavam informações sobre culturas diversas.
Máquina da rotunda
Através da observação de pessoas no espaço da rotunda do CCBB e da reflexão sobre o ordinário transformado em extraordinário pela ação de uma linguagem artística, o grupo pensa sobre como olhar o mundo e o que é considerado especial nele.
Dançando sombras
A partir da idéia de investigar a formação de sombras no corpo, os participantes criarão uma pequena partitura a ser compartilhada entre todos ao final da experiência.
Desfiles extraordinários
Como se constrói um desfile? Que elementos são pensados para a sua composição? Tendo como referência os croquis de Yves Saint Laurent, se criará um espaço temático (passarela) a partir de uma aproximação com a performance de um desfile
Musicando
Sábado e domingo - 14h
Carmem Polifônica
Carmem Miranda foi uma importante cantora brasileira considerada por muitos um símbolo nacional. Neste musicando serão apresentadas três das suas mais importantes canções.
Imaginário
Seres e lugares fantásticos são a inspiração para este musicando. Duas importantes canções brasileiras serão trabalhadas através de arranjos vocais.
Narrativas musicais
Através de jogos musicais, serão compreendidas as diferentes atuações que a linguagem musical pode ter em uma narração, são elas: sonoplastia, trilha sonora e romances cantados.
Edição especial
Conhecendo a obra do artista russo Kandinsky, são observados vários paralelos entre cores e som, linhas plásticas e linhas melódicas. No musicando edição especial, os participantes irão compor uma música inspirada em um quadro.
Pequenas mãos (para crianças de 3 a 6 anos)
Terça a domingo - 15h
Historinha pra gente miúda - contações de histórias seguidas de laboratórios
A Rainha das Cores
Coralina, a Rainha das Cores, percebeu que o dia estava um pouco sem graça, mas não sabia o que fazer para torná-lo melhor. Pensou, pensou e decidiu pedir ajuda aos seus súditos: o azul, o vermelho e o amarelo. História seguida de laboratório de pintura onde cada participante criará o seu próprio mundo de cor.
A baleia e a sereia
Uma baleia e uma sereia, inimigas, ficam presas juntas na rede de um pescador e são obrigadas a se ajudarem. História seguida de laboratório de corpo, onde serão explorados os sons e os movimentos dos seres do mar.
Godofredo e Maristela
Um grão de areia se apaixona por uma estrela dançarina e passa as noites admirando-a, até que resolve pedi-la em casamento e os dois vivem uma mágica história de amor. História seguida de laboratório de origami (estrela).
A lenda do Uirapurú
Maíra, uma indiazinha corajosa, ao salvar uma capivara presa em uma armadilha, é transformada em pedra por uma bruxa feiticeira. E então toda floresta decide ficar em silêncio. História seguida de laboratório de origami (pássaro).
As Lendas do Saci (Receita pra Pegar Saci)
Dico pede ao velho barão que o ensine a pegar saci e se mete em uma grande confusão. História seguida de laboratório de composição de imagem onde cada participante criará o seu próprio saci.
Pegadas (ida e volta)
Um homem sai de casa e anda pela cidade deixando o seu rastro por todo lugar que passa. História seguida de laboratório de gravura, onde cada participante criará rastros e pegadas de animais domésticos, selvagens e pré-históricos.
Videoclube
Terça a sexta - 17h
Sábado e domingo - 13h e 17h
Grafite mutante
O grafite é um trabalho artístico conhecido por todos os moradores das grandes cidades espalhadas pelo mundo. Nessa proposta, os participantes vão realizar uma intervenção semelhante à do grafite em um grande painel e farão um registro em vídeo, narrando as suas experiências.
Sessão das 17h
Você já se perguntou qual é a importância do dublador no filme? E do roteiro? Do encontro desses elementos com a imagem, o público se torna parte integrante de uma produção, colocando sua imaginação para criar os diálogos e sonorizar a imagem de trechos de filmes selecionados.
***