terça-feira, 21 de abril de 2009

21 de abril - Dia de Tiradentes


A vida de Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos líderes da Inconfidência Mineira, nasceu em 1746, na fazenda Pombal, situada em Minas Gerais, entre a cidade de São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei. Não existem registros do dia em que nasceu, mas o que se sabe é que ele foi batizado no dia 12 de novembro de 1746.


Perdeu os pais ainda criança, com apenas 9 anos ficou órfão de mãe e logo em seguida, com 11, perdeu o pai. Foi criado pelo padrinho, na cidade de Vila Rica (hoje Ouro Preto), que lhe ensinou noções práticas de odontologia e medicina.



Aos 18 anos ingressou na carreira militar, onde alcançou o posto de Alferes. Foi nomeado, pela Rainha Maria I, a comandante da pratulha do Caminho Novo e, em julho de 1788, foi indicado para chefiar a guarda da viscondessa de Barbacena em sua viagem até Vila Rica. Foi escolhido por também dotar de conhecimentos de mineralogia.



Além da odontologia e medicina, interessou-se também pela engenharia. Foi autor de um projeto pioneiro de abastecimento de água para o Rio de Janeiro, dentre outros. Também tinha idéia de instalar em Minas Gerais uma fábrica de ferro.



A origem do nome Tiradentes

Como já foi dito, Joaquim da Silva Xavier trabalhava como dentista. Por isso o nome Tiradentes. Mas o que poucos sabem, apesar do apelido, é que tiradentes não suportava arrancar dentes. Era adepto do que se chama hoje da Odontologia Preventiva. Preferia preservar os dentes do que arrancá-los. Além disso, Tiradentes não se preocupava somente com os dentes da pessoa. Ele cuidava do corpo todo, fazendo uso, inclusive, de plantas medicinais. Sempre inovador, implantava dentes esculpidos por ele mesmo, usando sua habilidade de joalheiro.



Sonhador e Idealista pela liberdade


Inspirado pela Independência dos EUA e tomado pelo sentimento de liberdade, Tiradentes se envolveu de corpo e alma na Inconfidência Mineira - movimento revolucionário, ocorrido em 1789, na cidade de Vila Rica, que inicialmente defendia a emancipação e instalação de uma república em Minas Gerais.



Seu envolvimento pelo movimento teve início numa viagem a cidade do Rio de Janeiro, em março de 1787, onde se apaixonou pelas idéias dos filósofos franceses e dos revolucionários norte-americanos.


um ano, em setembro de 1788, Tiradentes retornou para a cidade de Vila Rica, onde passou a divulgar abertamente, apesar de proibido, os propósitos do movimento mineiro. Nascia então a revolução conhecida como Inconfidência Mineira.



Foi denunciado por Joaquim Silvério dos Reis, em março de 1789, quando todos os integrantes do grupo foram presos, inclusive Tiradentes, preso no Rio de Janeiro. Ficou isolado numa cela escura, durante quase três anos. Foi ouvido quatro vezes, num processo de investigação conhecido como Devassa, ficando frente a frente com todos que o denunciaram. Inicialmente negou tudo, mas acabou assumindo toda a responsabilidade da conspiração, inocentando os demais condenados.



Tiradentes recebeu a sentença de morte e voltando-se para o seu confessor disse: "Cumpri a minha palavra! Morro pela liberdade".
Foi enforcado no dia 21 de abril de 1792 no campo da Lampadosa (atual praça Tiradentes), no Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado e a cabeça exibida em Vila Rica no alto de um poste, e seus membros pregados em postes, pelo caminho de Minas Gerais.



Inicialmente Tiradentes era tido pela Coroa Portuguesa como um traidor. Para se ter uma idéia, seus descendentes foram declarados infames até a 3ª geração, incluindo-se aí sua filha Joaquina, da qual pouco se sabe. No local onde mora em Ouro Preto, sua casa foi arrasada, o terreno salgado (para que nada mais ali nascesse) e erguido um padrão da infâmia.



30 anos depois de sua condenação, foi declarada a Independência do Brasil. Curiosamente Tiradentes não seria lembrado ainda como um herói nacional, talvez pelo fato do próprio imperador do Brasil, Dom Pedro I, ser português. Somente com o fortalecimento da propaganda republicana é que a imagem de Tiradentes começou a ser resgatada como a conhecemos hoje. Com a Proclamação da República, em 1889, Tiradentes seria alçado ao posto de herói máximo no panteão nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novo Blog: diariodoleitornapion.blogspot.com

Escola x Dengue

;

RETROSPECTIVA DA SALA DE LEITURA

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

Ir à Sala de Leitura é tudo de bom!

Ir à Sala de Leitura é tudo de bom!
Sala de Leitura Monteiro Lobato

E. M. 04.30.005-Tenente Genente General Napion - email: emnapion@rio.rj.gov.br

E. M.  04.30.005-Tenente Genente General Napion  - email: emnapion@rio.rj.gov.br
Este BLOG tem como objetivo a integração de nossos professores, proporcionando a troca de experiências, divulgação de projetos,mensagens, sugestões...

Topo

Um convite especial!