mas libertar todos os negros ainda escravos!
Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência anti-escravagista.
Estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos
DIA NACIONAL DA CONCIÊNCIA NEGRA
A cada ano, o dia 20 de novembro se consolida como uma data de grande significado no calendário histórico nacional.
A memória de Zumbi dos Palmares reafirma-se no panteão dos heróis que escreveram, com a própria vida, a história do povo brasileiro, na luta por ideais grandiosos, tais como igualdade e justiça social.
O Quilombo dos Palmares é um dos principais símbolos da resistência negra na época da escravidão, também conhecido por Angola Janga, que significa Angola Pequena. Localizava-se na Serra da Barriga, atual Estado de Alagoas, local de grandes plantações de cana-de-açúcar.
Durante cem anos (1595-1695), Palmares constituiu um foco de resistência aos ataques da Coroa, conseguindo também ter uma vida social extremamente organizada, chegando a contar, em 1640, segundo os holandeses, quase dez mil quilombolas.
Era de interesse dos grandes proprietários de terra aniquilar Palmares, para tentar recuperar escravos e para evitar que, tendo Palmares como referência, os escravos tivessem maior motivação para a fuga.
Para Zumbi, o mais importante não era viver livre, mas libertar todos os negros ainda escravos.
Em função da sua expressão histórica e da resistência que representa,o dia 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, foi adotado pelo Movimento Negro Brasileiro como o Dia Nacional da Consciência Negra, data que é celebrada em todo o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário