quinta-feira, 13 de outubro de 2011

DENGUE


                Dengue: informação nunca é demais

Márcia Pimentel
                          
Os cuidados para não facilitar a proliferação doAedes egypt devem permanecer ao longo de todo o ano. Tal como já foi divulgado em várias campanhas contra a dengue, não se pode esquecer que os pratos dos vasos de plantas devem ser preenchidos com areia e que os recipientes que acumulam água devem ficar tampados ou virados de cabeça para baixo. Mas, caso algum pratinho esteja sem terra, é bom saber que existe a alternativa de regar as plantas com uma solução de hipoclorito de sódio. Para fazer a solução, basta adicionar uma colher (chá) de água sanitária em um litro d'água.
Regar com hipoclorito é imprescindível para quem tem bromélias em casa ou no jardim, pois suas folhas acumulam muita água. No caso dos pratinhos sem areia, existe a alternativa de regar as plantas só com água e adicionar gotinhas de água sanitária diretamente neles, duas vezes por semana. A quantidade certa de gotas é: de 2 a 4 para os pratos pequenos (50 a 100 ml); de 8 a 12 para os médios (200 a 300 ml); e 20 para os grandes (500 ml). A mesma medida vale para os jarros com flores, pois estes também podem virar "berçário" de mosquito, caso não se tome as devidas precauções.

Removendo os ovos
Além dos cuidados descritos acima, é necessário que a água dos vasos de plantas e dos jarros de flores seja trocada ao menos uma vez por semana. É preciso também lavar esses recipientes com uma escova ou pano, porque os ovos dos mosquitos podem estar grudados nas paredes deles. Cuidado redobrado deve-se ter com os pratinhos de água dos animais domésticos. Estes bebedouros devem ser esvaziados e lavados todos os dia, de preferência à noite.
Não se pode esquecer, ainda, de furar as latas e vasilhas de plástico no fundo, antes de serem jogadas fora. E de que pneus velhos devem ser mantidos em lugares cobertos. A ideia é evitar, de todas as formas, qualquer possível acúmulo de água que possa servir à reprodução do Aedes egypt. Outra dica fundamental é, além de ensacar o lixo caseiro, só colocá-lo na rua nos horários previstos de passagem da Comlurb.

   Conheça os sintomas
Se, mesmo tomando todos estes cuidados, alguém em casa aparecer com febre alta, como saber se é dengue? De acordo a Secretaria Municipal de Saúde, além da febre alta, o paciente com dengue apresenta, pelo menos, dois desses sintomas: dor de cabeça; dor no fundo do olho; dores musculares; dores nas articulações; moleza; vermelhidão na pele.
Esses são os sintomas da dengue clássica. Mas se forem acompanhados de manifestações hemorrágicas, espontâneas ou não, a doença pode ser fatal. 
Para saber mais sobre a doença, conheça o Jogo da Dengue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novo Blog: diariodoleitornapion.blogspot.com

Escola x Dengue

;

RETROSPECTIVA DA SALA DE LEITURA

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

Ir à Sala de Leitura é tudo de bom!

Ir à Sala de Leitura é tudo de bom!
Sala de Leitura Monteiro Lobato

E. M. 04.30.005-Tenente Genente General Napion - email: emnapion@rio.rj.gov.br

E. M.  04.30.005-Tenente Genente General Napion  - email: emnapion@rio.rj.gov.br
Este BLOG tem como objetivo a integração de nossos professores, proporcionando a troca de experiências, divulgação de projetos,mensagens, sugestões...

Topo

Um convite especial!