A Escola 04.30.005 Tenente General Napion situada à Avenida Almirante Frontin, nº 50 – Ramos, inaugurada as nove horas do dia 24 de março de 1972 , faz parte da Rede Pública de Ensino Fundamental, mantida pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e administrada pela Secretaria Municipal de Educação, tendo sido construída durante o Governo do Estado da Guanabara pelo então governador Exmo Sr.Antônio de Pádua Chagas Freitas, o Secretário de Estado de Educação e Cultura, o Sr. Fernando de Carvalho Barata, a Diretora do Departamento de Educação Primária, a Sra. Profª Maria Cândida de Lima Marques Henrique.
Diretores da Escola
* 1972/1984 – Professora Maria Helena B. P. de Azevedo e Castro
* 1985/1986 - Professora Vera Lúcia Lannes de Camargo
* 1987/1988 - Professora Suely Maria Sochacki Bizetti
* 1989/1996 - Professora Dalila Antonieta Braga Nunes
* 1997/2000 - Professora Eliane Paiva Teixeira de Castro
* 2001/2004 -Professora Simone Verônica da Fraga Soares
* 2005/2008 -Professora Acyrema dos Santos
* 2009... -Professora Simone Verônica da Fraga Soares
O nome da escola foi escolhido em homenagem ao Tenente General Carlos Antônio , Napion, nascido em Turim, na Itália, Cadete do Corpo Real de Artilharia, atingiu o último acesso à hierarquia Militar do Brasil tendo sua efetivação no posto de Tenente General.
A grande figura de engenheiro que liderou e ainda simboliza a implantação da indústria Militar no Brasil, é sem dúvida a do Tenente General Carlos Antônio Napion, a quem se deve entre outros serviços relevantes, a organização do arsenal real do exército e da fábrica de pólvora da Lagoa Rodrigo de Freitas – Fábrica da Estrela.
A Escola atende atualmente 1350 alunos do Ensino Fundamental ( do período inicial do primeiro ciclo de formação ao período final do terceiro ciclo de formação)
A administração de nossa Comunidade Escolar está organizada da seguinte forma:
* Diretora Professora Simone Verônica da Fraga Soares
* Diretora Adjunta Professora Solange Marion
O trabalho pedagógico da Escola pressupõe a integração de todos os professores, garantindo a interdisciplinaridade , incluindo o trabalho desenvolvido no Laboratório de Informática, na Rádio-Escola e na Sala de Leitura que é voltado para a promoção da leitura e para a formação de leitores.
"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino." Paulo Freire
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Um pouco da história da Escola Napion
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Escola x Dengue
Escola x dengue
View more documents from Nádia Rabelo
;
olá para todos!
ResponderExcluirfui aluno desta escola e
gostaria de saber se antes
de se chamar napion,tinha outro
nome e se sempre foi no mesmo
endereço.Obrigado e abraços!
Bom dia..saudades da minha escola do coração como dizia minha diretora posterior ao período que Lecionei...1977ate1986... Minha escola amada...
ResponderExcluir